Casa JM

17

Projetado em 2003


030201050406

 

Porto Alegre / RS

Área: 413,80 m²

Neste terreno, no alto de um morro em Porto Alegre, a diretriz determinante do projeto foi valorizar a vista deslumbrante para o Rio Guaíba, valorizando a ventilação e iluminação natural no interior da casa.

A casa constituída de 2 pavimentos tem no térreo, além dos ambientes sociais de Estar/Jantar com lareira e varandas junto à churrasqueira, a Copa/Cozinha e todo o apoio de serviço necessário.

No segundo andar estão, além das 2 suítes com Closet, dois dormitórios, banho social e o Estar Intimo integrado ao terraço que se projeta sobre os planos do telhado como que rompendo o mesmo para o exterior para permitir a vista do Guaíba.

Este projeto, concebido sobre uma matriz geométrica, tem a cobertura em forma de pirâmide, que se abre para permitir que a luminosidade invada o interior da casa.

Para que as parcelas de terreno livre tivessem uma forma fluida optamos por um giro de 45º da planta em relação ao terreno estabelecendo que as linhas limítrofes das áreas não sejam paralelas, dando a sensação de amplidão espacial.